Benefícios da Praia: Viver perto do oceano faz bem à saúde

A velha sabedoria que estar perto do mar é bom para a sua saúde pode ser verdade, sugerem estudos.
Fonte: Ciência Online 

Spark Family_22984_MY14

As pessoas muitas vezes concentram-se nas ameaças que o oceano representa para a saúde humana, quer se trate de tempestades e inundações, proliferação de algas nocivas ou poluição.

Mas a pesquisa mostra que os gastos do tempo à beira-mar tem muitos efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar, afirmou a epidemiologista Lora Fleming, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, a 26 de junho numa conferência de ciência política da União Geofísica Americana.

A noção de que estar perto de uma praia o faz sentir saudável não é nova, é claro. Os médicos prescreviam viagens à praia ou visitas a “banhos” em hospitais – clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos da água do mar – já no século 18.

Mas só recentemente os cientistas começaram a estudar os benefícios de saúde do oceano experimentalmente, disse Fleming. Colegas de Fleming começaram um projeto chamado “Blue Gym” para estudar como os ambientes naturais de água podem ser usados para promover a saúde humana e o bem-estar.

Numa experiência, aos participantes do estudo foram mostradas fotografias de vistas sobre o oceano, campos verdes ou cidades, e foi-lhes perguntado quanto eles estavam dispostos a pagar por um quarto de hotel em cada um desses pontos de vista. As pessoas estavam dispostas a pagar mais por um quarto com vista para o mar, mostraram os resultados.

Quando você coloca uma pessoa num ambiente de praia, “não vai haver nenhuma grande surpresa para você que as pessoas relaxem”, disse o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental em Exeter. A questão, segundo ele, é a forma como muitas pessoas experimentam esses efeitos sobre a saúde, e qual o seu impacto na saúde das pessoas.

White e seus colegas também analisaram dados do censo na Inglaterra, para ver como viver perto de uma costa afeta a saúde das pessoas. Eles descobriram que as pessoas que viviam perto da costa relataram uma melhor saúde.

É possível que as pessoas que vivem mais próximas à costa sejam simplesmente ricos e tenham um melhor acesso aos cuidados de saúde. Mas o estudo descobriu que os benefícios de saúde de proximidade do oceano foram maiores para as comunidades socioeconomicamente carentes.

Os pesquisadores também analisaram o efeito de mover-se para perto da costa. A aproximação do mar “melhora significativamente o bem-estar”, disse White. O ambiente à beira-mar pode reduzir o stress e estimular a atividade física, acrescentou.

Os pesquisadores estão agora a fazer experiências de laboratório para estudar os benefícios fisiológicos da vida costeira. Nas experiências, as pessoas em situações de stress, como a cirurgia dental, olham para uma praia virtual, na sala dental. O julgamento está em andamento, mas os primeiros estudos sugerem que as pessoas relatam sentir menos dor quando imersos num cenário de praia.

Estes estudos sugerem que a exposição do oceano pode ser uma forma útil de terapia, disse Fleming. Por exemplo, o surf pode melhorar o bem-estar das crianças problemáticas, disse ela. Ainda assim, muitas perguntas permanecem.

Estudos futuros terão de considerar se as crianças e outras populações apresentam os mesmos benefícios da vida costeira, qual a “dose” ideal de tempo gasto no oceano, e quanto tempo os efeitos na saúde se mantêm.

Também ainda não está claro como o crescimento das comunidades humanas pode afetar o ambiente de praia. Não será muito fácil ou benéfico se todos começarem a mover-se para a praia, afirma Fleming.

 

A Sea-Doo possuí uma linha completa para sua diversão durar o ano todo. Confira > http://www.sea-doo.com.br/

 

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , , |

Surf Resgate fecha primeiro semestre de 2016 com saldo mais que positivo

A bordo das motos aquáticas Sea-Doo, equipe especializada em segurança na água completa com sucesso 250 resgates em nove eventos esportivos
Fonte: Mundo Press

Equipe Surf Resgate garante segurança e agiliza transporte dos atletas na etapa brasileira do Mundial de Surfe 2016 da WSL  Crédito: Divulgação/Surf Resgate

Equipe Surf Resgate garante segurança e agiliza transporte dos atletas na etapa brasileira do Mundial de Surfe 2016 da WSL
Crédito: Divulgação/Surf Resgate

A Surf Resgate fechou o primeiro semestre de 2016 com saldo mais do positivo. A bordo das motos aquáticas Sea-Doo, a equipe especializada em segurança na água evitou ocorrências graves e completou com sucesso 250 resgates em nove eventos esportivos, incluindo a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe da WSL. Os profissionais ainda chegaram a uma importante constatação. “Os organizadores das competições no Brasil estão cada vez mais conscientes sobre a importância de investir em segurança”, disse Rodrigo Bastos, coordenador técnico da Surf Resgate.

A equipe teve agenda cheia neste primeiro semestre. Além de atuar no Mundial de Surfe pelo sexto ano consecutivo, esteve presente em competições e grandes eventos para praticantes de Triathlon, Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Surfski, entre outras modalidades. As motos aquáticas utilizadas pelos profissionais foram os modelos Sea-Doo SAR (desenvolvido especialmente para resgates), Spark, Wake 155, GTI 155 Limited e GTI 155 SE. O quadriciclo Can-Am Outlander L 500 prestou suporte na areia.

“Mesmo com o atual cenário financeiro do país, houve muita procura pelos nossos serviços neste primeiro semestre. Os eventos estão buscando o profissionalismo e a segurança. Como somos referência quando o assunto é resgate com motos aquáticas, a tendência é que o trabalho seja ainda mais solicitado daqui para frente”, continuou Bastos. “A Sea-Doo é nossa parceira, o que é algo fundamental. A marca tem foco na segurança na água e oferece a tecnologia necessária para realizarmos um serviço eficiente”, acrescentou.

A Surf Resgate completa 10 anos de história em outubro e possui equipe fixa de 10 profissionais altamente qualificados. “Quando é necessário, convocamos outros profissionais que estão cadastrados na nossa lista. Em uma das etapas do ano, por exemplo, atuamos com 50 pessoas. Temos preocupação em reciclar constantamente os nossos colaboradores, por meio de treinamentos técnicos e específicos para cada tipo de evento”, concluiu Bastos.

A equipe também oferece suporte em produções cinematográficas e nos últimos meses esteve presente em filmagens para publicidade, televisão e até para um filme. Confira todas as ações da Surf Resgate no primeiro semestre de 2016:

Apoio em eventos esportivos
Fevereiro –
Estadual Sub 14 de Surf –Saquarema (RJ)
Março – Rei e Rainha do Mar – Rio de Janeiro (RJ); Rio Triathlon – Rio de Janeiro (RJ)
Abril – Aquathlon – Rio de Janeiro (RJ)
Maio – Rio Triathlon – Rio de Janeiro (RJ); Etapa Mundial de Surfe da WSL – Rio de Janeiro (RJ)
Junho – Estadual Sub 14 de Surf – Rio de Janeiro (RJ); Aloha Spirit – Paraty (RJ); Tríplice Coroa 34.1 – Rio de Janeiro (RJ)

Apoio em produções cinematográficas
Janeiro –
Comercial Burger King; TV Globo – Programa Tá no Ar
Fevereiro – Filme Projeto Social Morro do Alemão

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , , |

Equipe Surf Resgate na travessia – Tríplice Coroa

Fonte: Surf Resgate

Foto: Divulgação/ Surf Resgate

Foto: Divulgação/ Surf Resgate

Esse foi o segundo ano da travessia, circuito Tríplice Coroa, etapa Rio 34.1, e mais uma vez a largada teve que sair da Praia Vermelha e não do Leme. As condições de onda não eram as piores, mas apresentavam um pequeno risco, que nossa equipe junto à organização acharam prudente transferir para o Leme e garantir a segurança na hora da entrada dos atletas no mar.

Os atletas seguiram para o novo local de largada onde foram realizados os procedimentos de pré prova. Dos 45 inscritos, a largada foi dada, precisamente as 9h20m da manhã. As condições eram vento sudoeste fraco, ondulação de sul, depois virando para sudoeste e ondas que não quebravam acima de um metro no local da chegada.

Esta é uma prova que depende de muito preparo para garantir o mínimo de 3 horas no mar para os atletas e para a equipe de resgate foram 10 horas no mar, sem contar os preparos pré e pós prova.

Realizamos apenas 3 socorros nesta etapa, e os mesmos foram desclassificados de acordo com as normas do evento.
Um dia antes da prova nos solicitaram mais uma embarcação, no total foram quatro embarcações do Surf Resgate, dois botes e duas moto aquáticas SEA-DOO. São elas a GTI SE 155 AZUL 2016 e SPARK LARANJA 2015, duas top de linha da BRP SEA-DOO.

A equipe do Surf Resgate mais uma vez garantiu toda a segurança de mar do evento, seus 4 operadores de mar mais 1 de terra. A equipe da SEA-DOO também esteve apoiando o evento além da nossa equipe mostrando uma parceria perfeita no evento.

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , |

14º Jet Passeio dos Namorados homenageia os 400 anos de Belém (PA)

Tradicional evento da região Norte aguarda motos aquáticas para muita diversão e solidariedade neste sábado (25)
Fonte: Mundo Press

14º Jet Passeio dos Namorados homenageia os 400 anos de Belém (PA) Crédito: Divulgação/Direct Jet

14º Jet Passeio dos Namorados homenageia os 400 anos de Belém (PA)
Crédito: Divulgação/Direct Jet

Os fãs das motos aquáticas estão em contagem regressiva para a 14ª edição do Jet Passeio dos Namorados, marcada para este sábado (25) em Belém (PA). O tradicional evento irá homenagear os 400 anos da capital paraense com muita diversão e solidariedade, já que o dinheiro arrecadado com as inscrições será doado às ações sociais das Voluntárias Cisne Branco (VCB), organização comunitária da Marinha do Brasil.

A concentração será a partir das 10h na Marina Espaço Naútico e o passeio tem destino à praia do Caripi, em Barcarena. O trajeto terá aproximadamente 25 milhas náuticas (ou 46,3 quilômetros) pelas belezas únicas do Rio Pará e suas ilhas, praias e canais, conhecidos na região amazônica como furos.

“Os nossos objetivos são proporcionar um passeio agradável para todos e, mais ainda, atingir um bom número de inscrições, já que o dinheiro arrecadado faz muita diferença para as pessoas carentes”, explicou Marcelo Pinho, da Direct Jet, concessionária dos produtos BRP na região.

A Direct Jet promove o Jet Passeio dos Namorados ao lado da Associação Paraense de Motonáutica, com o patrocínio da Sea-Doo / BRP. O evento tem o apoio da Capitania dos Portos de Belém, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. “Fazemos questão de proporcionar a melhor estrutura para os participantes e muita segurança na água com a nossa equipe de apoio. As expectativas para esta edição são ótimas, é o maior e mais organizado passeio do Norte do país”, concluiu Pinho.

O evento reuniu cerca de 200 motos aquáticas no último ano e envolveu mais de mil pessoas, entre participantes, equipe de apoio, autoridades e organizadores. Na chegada em Barcarena, como também já virou tradição, será servido um almoço e haverá atrações musicais, gincanas e sorteios de brindes entre os participantes.

14º Jet Passeio dos Namorados para motos aquáticas
Data: Sábado, 25 de junho de 2016
Concentração: A partir das 10h na Marina Espaço Náutico, em Belém (saída prevista para as 11h30 no complexo Turístico Ver-o-Rio, em frente ao Rio Guamá)
Destino: Praia do Caripi, em Barcarena
Inscrição: R$ 60 (O dinheiro arrecadado será doado a obras assistenciais das Voluntárias Cisne Branco-VCB)
Mais informações: Direct Jet – 91 3249-2916

Publicado em BRP Sea-Doo, Jet Tour Sea-Doo Com a tag , , , , , , |

PG Prime inaugura concessionária BRP em João Pessoa

Loja na capital paraibana oferece suporte completo na comercialização e serviços de pós-venda dos produtos Sea-Doo, Can-Am e Evinrude
Fonte: Mundo Press

PG Prime inaugura concessionária BRP em João Pessoa (PB) Crédito: Divulgação/PG Prime

PG Prime inaugura concessionária BRP em João Pessoa (PB)
Crédito: Divulgação/PG Prime

A PG Prime de João Pessoa, na Paraíba, é o mais novo ponto de encontro para quem procura inovação, qualidade e diversão ao ar livre. Com 500 metros quadrados, a concessionária dos produtos BRP está localizada em endereço nobre, na Avenida Senador Ruy Carneiro, 931, Tambaú. O local oferece suporte completo na comercialização e nos serviços de pós-venda das motos aquáticas Sea-Doo, dos veículos Can-Am e dos motores de popa Evinrude.

A concessionária foi inaugurada na noite da última quinta-feira (16) em um coquetel que contou com a presença de clientes e parceiros. Esta é a segunda loja BRP do Grupo PG Prime, que há quatro anos representa os produtos do grupo canadense em Natal (RN). “A Paraíba é um mercado muito importante para as marcas, sem dúvidas temos muito o que conquistar”, disse Abílio Oliveira, um dos sócios do Grupo PG Prime.

“A região possui litoral com águas calmas, excelente para navegação com os produtos da Sea-Doo e da Evinrude, e ainda tem muitas opções de trilhas, competições e roteiros, ideais para os quadriciclos, UTVs e roadsters da Can-Am”, acrescentou.

A localização privilegiada da loja promete aquecer ainda mais os negócios. “Estamos na avenida mais famosa de João Pessoa, com fluxo muito grande e a presença do público que valoriza produtos premium – sem dúvidas o nosso alvo e quem mais se identifica com a BRP”, concluiu Oliveira.

PG Prime João Pessoa
Endereço: Avenida Senador Ruy Carneiro, 931. Tambaú – João Pessoa (PB). CEP: 58039-181
Telefone: (83) 3578-3510
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Aos sábados, das 8h às 14h

PG Prime Natal
Endereço: Avenida Prudente de Morais, 2451. Barro Vermelho – Natal (RN). CEP: 59.022-550
Telefone: (84) 3027-1111
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Aos sábados, das 8h às 14h.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , , , , |

Loja em Teixeira de Freitas é novidade na rede de concessionárias BRP

Grupo Vitta amplia negócios e vira referência no Sul da Bahia com os veículos Can-Am, as motos aquáticas Sea-Doo e os motores de popa Evinrude
Fonte: Mundo Press

Vittacar em Teixeira de Freitas (BA), novidade na rede de concessionárias BRP  Crédito: Divulgação/Grupo Vitta

Vittacar em Teixeira de Freitas (BA), novidade na rede de concessionárias BRP
Crédito: Divulgação/Grupo Vitta

A rede de concessionárias dos produtos BRP conta com nova loja para prestar suporte diferenciado ao público do Sul da Bahia. A Vittacar de Teixeira de Freitas está em funcionamento e já é referência com os veículos off-road e roadsters da Can-Am, as motos aquáticas da Sea-Doo e os motores de popa da Evinrude.

O empreendimento representa ampliação dos negócios do Grupo Vitta, conhecido pela forte atuação em Vitória (ES), onde possui duas lojas Vitta Naútica, e em Linhares (ES), com a Vitta Motorsports. “A nossa presença em Teixeira de Freitas é estratégica, a cidade é o principal pólo econômico do extremo Sul da Bahia. Pela proximidade com o Espírito Santo, a tendência era expandir os negócios para essa região e agora temos a estrutura completa para comercialização, assistência técnica e suporte de peças dos produtos”, explicou Bruno Ferreguete, proprietário do Grupo Vitta.

A localização da concessionária é privilegiada em todos os sentidos. “Estamos na Getúlio Vargas 1508, a principal avenida de Teixeira de Freitas, em um espaço de 500 metros quadrados. A região inclui o litoral sul da Bahia, perfeito para os usuários das motos aquáticas Sea-Doo e motores Evinrude, e muitos locais para aproveitar os veículos da Can-Am, tanto o roadster Spyder quanto os quadriciclos e UTVs. A nova loja tem muito potencial de vendas, o que já foi confirmado em apenas uma semana, desde que inauguramos no dia 24 de maio”, acrescentou.

Vittacar Teixeira de Freitas (BA)
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1508, São José
Telefone: (73) 3291-0474
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Aos sábados, das 8h ao meio-dia

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , , , |

Equipe Surf Resgate inicia trabalhos na etapa brasileira do WSL

A bordo das motos aquáticas Sea-Doo, grupo especializado em salvamento garante segurança e agilidade no transporte dos atletas do Mundial no RJ.
Fonte: Mundo Press

Equipe Surf Resgate garante a segurança na água com motos aquáticas Sea-Doo Crédito: Divulgação/Surf Resgate

Equipe Surf Resgate garante a segurança na água com motos aquáticas Sea-Doo
Crédito: Divulgação/Surf Resgate

A etapa brasileira do WSL (World Surf League) Championship Tour 2016, o Campeonato Mundial de Surfe, teve início nesta terça-feira (10) na praia de Grumari, no Rio de Janeiro (RJ). A bordo das motos aquáticas Sea-Doo, a equipe Surf Resgate é responsável por garantir a segurança e a agilidade no transporte dos atletas, além de prestar suporte completo à equipe de filmagem do evento. As disputas valem como a quarta das 11 etapas do calendário.

Criada em 2006, a Surf Resgate tem experiência de sobra no Mundial, tanto que atuou nas últimas seis edições do evento em solo brasileiro. O grupo especializado em salvamento está em ação em Grumari com as motos aquáticas Sea-Doo dos modelos SAR (específico para resgate na água), GTI 155 SE, GTI 155 Limited e Wake 155. Na areia, ainda conta com o quadriciclo Can-Am Outlander L 500. “A dinâmica dos eventos de surfe não seria a mesma sem toda esta estrutura nos bastidores”, explicou Rodrigo Bastos, da Surf Resgate.

O prazo para a conclusão da etapa brasileira é o próximo dia 21. “Cada dia de evento pode trazer situações diferentes e nós estamos preparados para o que vier. O suporte das motos aquáticas é fundamental para os atletas, assim eles não perdem tempo e energia para vencer a arrebentação e podem garantir um show ainda melhor nas ondas”, continuou.

Em 2015, Filipe Toledo impressionou com seus aéreos e comemorou o título da etapa brasileira ao lado da equipe Surf Resgate, enquanto saía do mar na moto aquática Sea-Doo. “Temos 12 brasileiros na disputa esse ano e torcemos para que um deles seja campeão novamente”, concluiu Bastos. O Brasil venceu as duas últimas edições do WSL Championship Tour com Gabriel Medina e Adriano de Souza, o atual campeão mundial.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , , , |

Piloto Catarinense estreia novo RXP-X 300 no 29º Campeonato Brasileiro de Jet

Fonte: Revista Náutica

Foto: Divulgação/ Revista Náutica

Foto: Divulgação/ Revista Náutica

Depois de enfrentar problemas em 2015, o catarinense Ibanez Zanette estreará um novo equipamento no 29º Campeonato Brasileiro de Jet. O piloto de Criciúma, Santa Catarina, é um dos destaques da competição, que será realizada de 26 a 29 deste mês, na Represa de Furnas, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais.

No ano passado, Zanette obteve o terceiro lugar nas categorias Runabout Limited Turbo, Super Course Limited Turbo, Super Course GP Turbo e a quarta posição na Runabout GP Turbo. “Foi um ano que tive muitos problemas com o acerto do equipamento, pois tanto na etapa de Boa Esperança, quanto em Ribeirão Pires a questão da altitude influenciou negativamente e o equipamento teve um retrocesso. Essa temporada começa bem diferente, pois a SeaDoo lançou o modelo RXPX 300 e estou bastante confiante e irei tentar conquistar o título nesse Brasileiro”, argumentou.

O catarinense explicou que em razão de que ainda não existe peças de performance específicas para esse novo modelo, terá de competir na Runabout Turbo Stock, que é básica, mas prometeu brigar pelo título da temporada. Adiantou que também vem se cuidando na parte física, que será fundamental, pois disputará várias baterias em quatro dias seguidos de competição, com isso o desgaste será maior.

Em relação as estratégias para esse 29º Campeonato Brasileiro de Jet, Zanette explicou que não tem muito o que calcular. “É procurar obter bons resultados, torcendo para nada dar errado, em relação ao equipamento, pois do contrário não tem como recuperar”, acrescentou o catarinense.

A programação começará diariamente às 10 horas e o evento contará ainda com as presenças de pilotos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, além de convidados do Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , |

Nova Marina nasce com forte conceito ambientam em Balneário Camboriú.

Fonte: Revista Náutica

Foto: Divulgação/ Revista Náutica

Foto: Divulgação/ Revista Náutica

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, agora conta com uma nova marina, exclusiva para jets, a Marina JetHouse. Criada por Vilmar Schackow e Vilmar Schackow Jr, pai e filho, a empresa surgiu para atender a demanda de vagas para jet na região. Privativa, conta com toda sua operação dentro de instalações próprias, com a intenção de proporcionar mais conforto aos clientes, além de possuir uma conveniência junto ao deck, onde está sendo instalada área gourmet, para os clientes reunirem seus amigos e suas famílias. Possui 350 vagas, churrasqueira, ducha quente, espaço privativo, conveniência e equipamentos novos.

Além de pensar na comodidade, a JetHouse também se preocupa com o meio ambiente e trabalha para hastear a Bandeira Azul – certificação internacional de qualidade ambiental -, em um futuro próximo. “Estamos buscando entrar nos critérios da Bandeira Azul, já que a marina é nova, e estamos muito perto do objetivo”, diz Vilmar Jr. Dentre as medidas ambientais, estão a coleta de resíduos, a conscientização dos clientes no foco ambiental, a coleta seletiva. A administração da marina, também, já está instalando uma caixa d’água com 20 mil litros de capacidade para água captada da chuva, da qual a água pode ser utilizada para limpeza e funcionamento dos aparelhos, com ajuda de um filtro.

A partir de setembro, a JetHouse deve estar operando com posto próprio. Atualmente, a empresa trabalha para retirar o certificado da ANP para a legalização.

Conheça toda a linha Sea-Doo. Acesse: http://www.sea-doo.com.br/

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , |

Eventos náuticos fazem sucesso pelo país

Fonte: Mundo Press

Eventos náuticos fazem sucesso pelo país Crédito: Charles de Almeida/Marr Sul Powersports

Eventos náuticos fazem sucesso pelo país
Crédito: Charles de Almeida/Marr Sul Powersports

O 3º Passeio Náutico Ilhas Jet Marr Sul Powersports afastou o frio de 14 graus do Rio Grande do Sul no último domingo (dia 1º). O evento reuniu 164 motos aquáticas e mais de 200 pessoas para aproveitar as belezas do percurso de 30 quilômetros pelo Rio Guaíba entre a Ilha da Pintada, em Porto Alegre, até Areias Brancas, em Arroio do Sal, litoral norte do Estado. Patrocinado pela concessionária BRP Marr Sul Powersports, o passeio teve 1h5 de duração e foi encerrado com grande churrasco de confraternização.

Publicado em BRP Sea-Doo, Jet Tour Sea-Doo Com a tag , , , |