Motos aquáticas: a evolução

Fonte: Ride the Wave Right

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Primeiro: Um conceito antigo se prova bem-sucedido

Ainda se debate quando que o primeiro veículo pessoal aquático foi construído. Uma patente dos EUA prova que a ideia de uma prancha de surf motorizada foi pensada já em 1927! Entretanto, só no fim dos anos 1960 que uma versão de Jet Ski comercial foi apresentado ao mercado mundial, combinando os elementos de potência própria, tamanho compacto e embarcação manobrável. Acredita-se que era o primeiro modelo sentado, mas que teve um sucesso limitado. Alguns anos depois, a versão de Jet Ski em pé fez sua aparição no mercado. E foi considerada com a primeira versão de Jet Ski comercialmente bem-sucedida.

E então: O mercado de Jet Skis cresceu

No começo dos anos 1990, o Jet Ski tornou-se rapidamente popular entre o público. Ele se tornou a categoria de crescimento mais rápido no mercado de barcos recreativos e a indústria de Jet Skis tornou-se, por algum tempo, o segmento de crescimento mais rápido do mercado marítimo. O auge das vendas de Jet Skis nos EUA foi em 1995 com a venda de 200.000 unidades.

Atualmente: Mais limpo, verde e silencioso

Um progresso significante ocorreu na tecnologia de Jet Skis desde o fim dos anos 1990. Hoje em dia, os Jet Skis são 75% mais silenciosos e 90% mais limpos para o meio ambiente do que os modelos anteriores a 1998. Eles podem acomodar até três pessoas, ter uma tecnologia de motor amigável para o meio ambiente e melhores precauções de segurança, como hélices internas (hélices cobertas), melhoria na direção e sistemas de limite de velocidade. Considerando que 99% de todas as vendas de Jet Skis são embarcações para mais de uma pessoa e que o comprador padrão tem 41 anos, casado e com filhos, hoje, o Jet Ski virou uma embarcação principalmente familiar.

=================================================================

A SEA-DOO possui uma linha completa de motos aquáticas e outros acessórios para garantir o seu conforto na água.
Conheça > http://www.sea-doo.com.br

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , |

Mundial de Surf – Motos aquáticas Sea-Doo trabalham pela segurança

Equipe Surf Resgate desempenha importante papel nos bastidores da etapa do WSL no Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: Mundo Press

Crédito: Jorge Luiz Melo Porto

Crédito: Jorge Luiz Melo Porto

A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf (WSL) tem a segurança reforçada com a atuação de cinco motos aquáticas da Sea-Doo. Comandadas pelos pilotos treinados da equipe Surf Resgate, as máquinas são as responsáveis por enfrentar o mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), e garantir o transporte ágil e seguro dos atletas. Os modelos Sea-Doo que estão em ação no evento são o SAR, moto aquática especializada em salvamento e resgate, o GTX 155, o Wake 155 e duas unidades do Spark.

Em cada dia de disputas do WSL, as motos aquáticas ficam em torno de seis horas no mar. “O mar do Portinho, na Barra, é um dos mais difíceis do mundo para pilotar as motos aquáticas. O fundo é de areia e não há um local pré-estabelecido para acessar a zona de competição, ou seja, o piloto precisa procurar o ponto mais favorável a todo o momento e estar atento às condições adversas. Por isso, termos equipamentos de confiança como as motos aquáticas da Sea-Doo é fundamental”, comentou Rodrigo Bastos, da Surf Resgate.

“Se não fossem as motos aquáticas não teria havido evento nesta quinta-feira, por exemplo, quando foi realizado o segundo dia de disputas da etapa e o mar estava muito agitado. Nenhum atleta conseguiria passar a arrebentação”, continuou. Aliás, foi no mesmo dia que ocorreu uma cena inusitada envolvendo o australiano Joel Parkinson. “O atleta foi surpreendido por uma série maior de ondas enquanto estava na moto aquática, não conseguiu se segurar e praticamente ‘voou’ para a água. Foi muito curioso”, relatou Bastos.

O Brasil vive um momento único no surf, com o campeão mundial Gabriel Medina e muitos outros talentos reconhecidos no circuito de elite. Mas o que chama mesmo a atenção da equipe Surf Resgate é o entra e sai de atletas da água. “A gente torce pelos brasileiros, mas a responsabilidade é muito maior. Estamos tão focados em cumprir toda a logística por trás das baterias, o que inclui revezamento, alimentação e hidratação dos pilotos e abastecimento das motos aquáticas, que não temos tempo para mais nada”, concluiu.

Criada em 2006 no Rio de Janeiro, a Surf Resgate já trabalhou em mais de 220 eventos, o que supera a marca de 1100 dias de trabalho. A equipe também atua em competições de outras modalidades aquáticas, como kite surf e canoagem, e conta com o patrocínio da Sea-Doo.

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , |

Como Usar Um Colete Salva-Vidas

Fonte: eHow

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

  1. Escolha coletes salva-vidas aprovados pela Guarda Costeira se você tem o seu próprio barco.
  2. Certifique-se de que os coletes salva-vidas estão facilmente acessíveis, caso você esteja em seu barco ou no barco de alguém. Eles não devem ser trancados ou armazenados em lugares de difícil acesso.
  3. Verifique o ajuste, que é o fator mais importante na eficácia dos coletes salva-vidas. Informações de peso e tamanho para o usuário devem aparecer na etiqueta do colete. Além disso, tenha alguém que tente puxar o colete salva-vidas de seus ombros para ter certeza que ele se encaixa confortavelmente; seu queixo, cabeça e pescoço não devem deslizar através dele.
  4. Escolha um colete salva-vidas de uma cor brilhante para que você seja facilmente encontrado caso caia na água.
  5. 5.Coloque seu colete salva-vidas antes de partir. Se você cair na água sem um, será praticamente impossível consegui-lo enquanto você está tentando flutuar ou nadar.

Dicas & Advertências

  • Se você estiver em um barco que não pertença a você, insista por um colete que te encaixe apropriadamente. Coloque-o corretamente e de acordo com as instruções da etiqueta. Embora você possa querer equipar seu barco com equipamentos flutuantes arremessáveis além dos coletes salva-vidas, não confie neles como substitutos dos coletes. Conheça as leis de seu Estado a respeito do uso de coletes salva-vidas enquanto no barco.
  • Nunca deixe uma criança em um barco sem colete salva-vidas. Não use um colete salva-vidas que esteja rasgado, que tenha buracos ou que apresente equipamentos que não funcionem corretamente.

========================================================

A SEA-DOO possui uma linha completa de coletes salva-vidas e outros acessórios para garantir o seu conforto na água.
Escolha o seu em > http://www.sea-doo.com.br/Pecas-Genuinas-Acessorios-Vestuario.html

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , |

Os 10 Mandamentos da Segurança no Mar

A Marinha do Brasil elaborou uma lista de 10 mandamentos para garantir a segurança de todos no mar. Confira:

Foto: Otto Aquino / Revista Náutica

Foto: Otto Aquino / Revista Náutica

 

  1. Faça a manutenção correta da sua embarcação
  2. Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela capitania
  3. Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes
  4. Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade
  5. Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio
  6. Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes
  7. Se beber, passe o timão para alguém habilitado
  8. Mantenha a distância das praias e dos banhistas
  9. Respeite a vida, seja solidário, preste socorro
  10. Não polua o mar

Fonte: Diretoria de Portos e Costas

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , |

Motos aquáticas garantem diversão em Linhares (ES)

Sea-Doo Weekend é destaque do final de semana com passeio, test drive e Desafio Spark.
Fonte: Mundo Press

Vitória_ (6)As motos aquáticas irão garantir a diversão do final de semana em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O Sea-Doo Weekend traz programação agitada nas águas da Lagoa Nova, em Serafim, com passeio, test drive e o esperado Desafio Spark.

O passeio é aberto para motos aquáticas de todas as marcas e será realizado às 9h deste sábado. Já o Desafio Spark terá início às 10h de domingo e é uma competição divertida, na qual cada participante percorre um circuito de boias com o objetivo de conquistar o menor tempo a bordo do Sea-Doo Spark, a moto aquática com a melhor relação entre custo e benefício do mercado. O público ainda poderá participar do test drive, que será realizado nos dois dias, das 14h às 16h, com os modelos Spark e GTI.

“O local é muito bonito, com mata e lagoas de águas calmas e cristalinas. Todos estão bastante animados e esperamos grande presença”, comentou Gileno de Andrade, gerente comercial da Vitta Motorsports, concessionária BRP no Espírito Santo e organizadora local do evento. A marca canadense é responsável pelas motos aquáticas da Sea-Doo e pelos quadriciclos, UTVs e roadsters da Can-Am, além dos motores de popa Evinrude.

“O Desafio Spark chama bastante a atenção e será realizado pela primeira vez no Estado, é uma ótima forma de conhecer o produto e ainda se divertir. O passeio também promete, com visuais muito bonitos da lagoa e cerca de uma hora e meia de duração”, concluiu Andrade.

O público interessado em participar das atividades deve entrar em contato com a equipe da Vitta Motorsports no telefone (27) 3151-0700. A organização do Sea-Doo Weekend exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas. A marca também disponibiliza um site com importantes informações sobre segurança na água: www.navegueseadoo.com.br .

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo Weekend Com a tag , |

Motos aquáticas têm passeio e Desafio Spark em São Francisco do Sul (SC)

Sea-Doo Weekend agita as águas da Baía de Babitonga neste final de semana, também marcado pelo encontro Moto São Chico.
Fonte: Mundo Press

Crédito: Divulgação BRP

Crédito: Divulgação BRP

São Francisco do Sul, em Santa Catarina, terá agenda cheia nos próximos dias. A cidade recebe o Sea-Doo Weekend neste final de semana, evento direcionado aos proprietários de motos aquáticas, nas águas da Baía da Babitonga. As atividades complementam a programação do Moto São Chico, encontro internacional de motociclismo que completa 10 anos em 2015.

No sábado, haverá um passeio monitorado em grupo para motos aquáticas de todas as marcas, com partida às 9h e previsão de retorno ao meio-dia. Já no domingo, o Desafio Spark será destaque das 10h às 13h. A atividade é uma competição divertida, na qual cada participante percorre um circuito de boias com o objetivo de conquistar o menor tempo a bordo do Sea-Doo Spark, a moto aquática com a melhor relação entre custo e benefício do mercado.

A programação também inclui test drive com o Spark e o GTI, para os que querem experimentar as máquinas da Sea-Doo e possuem habilitação para motonauta. Haverá sessões, tanto no sábado quanto no domingo, das 14h às 16h. “A Baía da Babitonga é um local muito bonito, com montanhas e bastante verde em suas margens. As expectativas para o Sea-Doo Weekend são grandes e o Desafio Spark é inédito na região”, comentou Marcos Venâncio, da Sanáutica, concessionária dos produtos BRP em Joinville e organizadora local do evento.

“São Francisco do Sul é uma das mais antigas do Brasil e possui diversas atrações, como o museu náutico, com grande acervo. O final de semana promete muita diversão e visitantes de todo o país para participar do Moto São Chico, que possui um público que se identifica com as motos aquáticas da Sea-Doo”, continuou.

A marca canadense assina a linha Sea-Doo, assim como os veículos off-road e roadsters da Can-Am e os motores de popa Evinrude. “Teremos um estande no Moto São Chico com os produtos, bem próximo ao palco que terá uma série de shows de rock, e o Sea-Doo Weekend será bem ao lado do evento”, concluiu Venâncio.

Para participar das atividades com as motos aquáticas, o público deve entrar em contato com a equipe da Sanáutica no telefone (47) 3433-2800. A organização do Sea-Doo Weekend exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas. A marca também disponibiliza um site com importantes informações sobre segurança na água: www.navegueseadoo.com.br .

Crédito: Divulgação BRP

Crédito: Divulgação BRP

Crédito: Divulgação BRP

Crédito: Divulgação BRP

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo Weekend Com a tag , , , , , , |

Sea-Doo RXP-X comemora domínio no IJSBA World Finals

Embarcação mostra qualidade superior após confirmar 24 dos 25 pódios disponíveis nas categorias Pro do evento.
Fonte: BRP

 

Crédito: Blog Sea-Doo

Crédito: Blog Sea-Doo

A moto aquática Sea-Doo RXP-X comemora posição de destaque no circuito mundial de motos aquáticas. A embarcação dominou as categorias Pro no IJSBA World Finals, realizado de 10 a 13 de outubro em Lake Havasu City, no Arizona, Estados Unidos. Os pilotos a bordo da máquina da Sea-Doo conquistaram 24 dos 25 pódios disponíveis nas categorias de elite, dominando 81% das premiações. O modelo foi a escolha de 70% dos competidores que participaram do evento.

Promovida pela International Jet Sports Boating Association (IJSBA), a competição é o maior evento de motos aquáticas da América do Norte, por isso atrai os melhores competidores do mundo. Jarod Moore, da África do Sul, liderou o Sea-Doo X-Team ao vencer pela primeira vez a categoria Pro Open. Outro destaque a bordo do Sea-Doo RXP-X foi o inglês James Bushell, que faturou a Pro Stock e a Pro GP.

O brasileiro Deninho Casarini conquistou os seus três títulos mundiais em Lake Havasu e destaca como é difícil competir no local. “As águas são do Rio Colorado e têm como características o fundo de pedra e muita presença de sais minerais. Competir lá é diferente de qualquer outro lugar, porque a moto aquática flutua e fica mais difícil de pilotar”, explicou.

Ele também utiliza o Sea-Doo RXP-X nas competições. “O modelo é muito bom de curva e traz estabilidade. O IJSBA World Finals é uma competição importantíssima, que atrai o mundo das motos aquáticas, e não é à toa que a maioria das embarcações na largada é RXP-X”, acrescentou Casarini.

O alto desempenho da moto aquática deve-se a muita tecnologia, com DNA de competição desenvolvido na fábrica. O Sea-Doo RXP-X atinge a melhor dirigibilidade por meio de inovações como o casco T3, que permite que o modelo incline de forma agressiva em curvas e penetre em ondulações, e o sistema Ergolock, sinônimo de ergonomia perfeita, o que diminui o esforço do piloto. A embarcação ainda conta com a alta potência do motor ROTAX® 4-TEC, ideal para manter velocidade máxima durante todo o percurso.

Confira os resultados do IJSBA World Finals 2013:

PRO OPEN
1. Jared Moore, South Africa, RXP-X, TM Trucking/Rockstar/Sea-Doo Centre
2. Jean Baptiste Botti, France, RXP-X, Quakisense/Easy Rider
3. Masaharu Takenoshita, Hungary, RXP-X, Marine Mechanic/Shoe

PRO STOCK
1. James Bushell, England, RXP-X, 158 Performance/Sea-Doo Centre
2. Yousef Alabdulrazzaq, Kuwait, RXP-X, Zain Telecom/Hitch Motorsports
3. Mohammed Al Baz, Kuwait, RXP-X, Zain/Pro Rider

PRO GP
1. James Bushell, England, RXP-X, 158 Performance/Sea-Doo Centre
2. Jared Moore, South Africa, RXP-X, TM Trucking/Rockstar/Sea-Doo Centre
3. Aero Aswar, Indonesia, RXP-X, BNI/Jettribe/Spy/Sea-Doo Centre

PRO WOMEN
1. Shante Bukes, South Africa, RXP-X, LPS/Carl Becham
2. Kylie Ellmers, New Zealand, RXP-X, Sea-Doo Centre/LK Engineering/Jettrim
3. Supalak Ninnopparai, Thailand, RXP-X, Mahidol/Oakley

PRO LIMITED
1. Chaowalit Kuajaroon, Thailand, RXP-X, Knauf Insulation/ Flamingo Racing
2. Eric Francis, United States, Other
3. Cody Hawkins, United States, RXP-X, Riva Racing/Jettrim

EXPERT OPEN
1. Kasza Gyorgy, Hungary, RXP-X, Jetpower.hu/Szervernet.hu
2. Veerapong Maneechom, Thailand, RXP-X, Flamingo Racing/Knauf Insulation
3. Khaled Burbabee, Kuwait, Other

EXPERT LIMITED
1. Oumoeut Saly, Thailand, RXP-X, Flamingo Racing/Knauf Insulation
2. Mohammed Burbayea, Kuwait, RXP-X, Zain/Pro Rider
3. Chalempoj Viriyahphan, Thailand, RXP-X, Flamingo Racing

AMATEUR STOCK
1. Mohammed Al Baz, Kuwait, RXP-X, Zain/Pro Rider
2. Khaled Burabee, Kuwait, Other
3. Nopphadon Supmuensean, Thailand, RXP-X, JetPilot/Nakom

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag |

Sea-Doo Weekend garante diversão a bordo de motos aquáticas

Com segurança e atrações imperdíveis, evento movimenta São José, ao lado de Florianópolis (SC), neste final de semana.
Fonte: Mundo Press

DSC_0029

O Sea-Doo Weekend é atração imperdível neste final de semana em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina. O evento promete muita diversão aos proprietários de motos aquáticas com o Desafio Spark (às 11h de domingo) e o test drive Sea-Doo na programação.

O ponto de encontro será a Marina Mega Jet, que é concessionária dos produtos BRP e organizadora local do evento. “Convidamos os nossos clientes e amigos para o Sea-Doo Weekend, esperamos grande movimentação. O objetivo é que todos se divirtam e conheçam um pouco mais os modelos da Sea-Doo, principalmente o Spark”, comentou Luis Gilberto Vargas Martins, o Betinho, da Mega Jet.

Considerada a moto aquática com a melhor relação entre custo e benefício do mercado, o Sea-Doo Spark terá grande destaque na programação. Além do test drive, o público poderá participar do Desafio Spark, uma competição que reúne pilotos habilitados com o objetivo de percorrer um circuito de boias no menor tempo. “O Desafio Spark tem um formato que agrada muito e ainda faz com que todos possam experimentar as qualidades do produto e se divertir. Sem dúvidas o modelo chegou para ficar e tem sido sucesso de vendas no verão, principalmente pelo preço”, concluiu Betinho.

Os test drives com os modelos da Sea-Doo serão realizados no sábado e no domingo: das 10h às 14h com o Spark e das 14h às 18h com o GTI. O Desafio Spark agita a programação no domingo, das 11h às 14h. Os interessados em participar do evento devem procurar a equipe da Mega Jet no telefone (48) 3246-4546.

A organização do Sea-Doo Weekend exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas. A marca também disponibiliza um site com importantes informações sobre segurança na água: www.navegueseadoo.com.br .

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo Weekend Com a tag , , , |

Vem aí a 10ª Edição do Boat Xperience

DSC_0232

O Boat Experience surgiu em 2009 por iniciativa da Boat Brasil Grupo de mídia como uma forma de promover bons negócios para o setor náutico em dois períodos estratégicos, no começo e no meio do ano. O evento seguiu não só os moldes tradicionais de Boat Shows internacionais – com exposições de barcos e estandes com equipamentos e produtos relativos ao universo náutico –, mas, como o próprio nome sugere, ofereceu aos visitantes a possibilidade de fazer test-drives nos principais barcos dos estaleiros participantes.

O evento sempre acontece em uma marina no litoral paulista, mais especificamente na Marina Astúrias, no Guarujá, que dispõe de 500 vagas para todo tipo de embarcações. Este diferencial tem sido decisivo no fechamento de negócios e é o principal responsável pelo sucesso progressivo do Boat Xperience.

Na sétima edição, realizada em agosto de 2013, foram mais de 82 barcos expostos, sendo que 53 estavam disponíveis para test-drive. O evento ocupou 3.100 m2 de área, com 65 estandes. Atraiu 9 mil visitantes, que realizaram mais de 500 test-drives, movimentando mais de R$ 53 milhões em negócios.

Se você é do segmento, dono de barco ou pretende ter um, não pode ficar de fora do próximo Boat Xperience. Esperamos você lá!

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , |

Jet Tour Sea-Doo abre temporada no Oeste do Paraná

Boa Vista da Aparecida, a 70 quilômetros de Cascavel, recebe evento para motos aquáticas; Desafio Spark é destaque na programação.
Fonte: Mundo Press

Crédito: Divulgação/Jet Tour Sea-Doo

Crédito: Divulgação/Jet Tour Sea-Doo

O Jet Tour Sea-Doo abre a temporada 2015 neste final de semana em Boa Vista da Aparecida, a 70 quilômetros de Cascavel, no Oeste do Paraná. O evento reúne motos aquáticas para muita diversão nas águas do trecho final do Rio Iguaçu, onde está localizada a Usina Hidrelétrica de Salto Caxias.

A base das atividades será nas Marinas de Boa Vista, no Condomínio Village. Haverá test drive com as motos aquáticas da Sea-Doo no sábado, entre 14h e 17h, e no domingo, às 11h. O Desafio Spark, marcado para domingo ao meio-dia, é destaque na programação.

A competição reúne pilotos habilitados com o objetivo de percorrer um circuito de boias no menor tempo. Os participantes competem em condições iguais a bordo do Spark, a moto aquática da Sea-Doo que oferece a melhor relação entre custo e benefício do mercado.

“O Desafio Spark estimula a interação do pessoal e é muito divertido. Mostra a agilidade e habilidade com manobras do Spark”, comentou Tiago Canzian, da Moto Náutica Center, concessionária dos produtos BRP na região. O final de semana também terá apresentações de flyboard e muito contato com a natureza.

“As águas são tranquilas, perfeitas para atividades náuticas, e todos estão animados para o Jet Tour Sea-Doo. A represa tem prainhas e condomínios muito bonitos”, concluiu Canzian. Os interessados em participar do evento devem procurar a equipe da Moto Náutica Center no telefone (46) 3523-3060.

A organização do Jet Tour Sea-Doo exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas. A marca também disponibiliza um site com importantes informações sobre segurança na água: www.navegueseadoo.com.br .

Publicado em BRP Sea-Doo, Jet Tour Sea-Doo Com a tag , , , |